Ver o conteúdo principal

Conferência: Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR

10 jan, 2023
15h00
Salão Nobre, Colégio Almada Negreiros

Conferência: Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR

Site 1920X1000 06

Foi no dia 10 de janeiro, realizou-se-a conferência "Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR" no Salão Nobre, Colégio Almada Negreiros.

Hoje em dia as competências tecnológicas, quantitativas e de conhecimento do negócio formam hoje o que se designa por ciência dos dados. Uma área que visa obter insights, estimar e maximizar as decisões de negócios por meio da exploração iterativa contínua de dados. A ciência dos dados é hoje em dia utilizada com grande sucesso em inúmeras indústrias.

Nesta conferência ficará a conhecer como organizações ligadas aos setores hoteleiro e turístico estão a tirar partido da ciência dos dados para otimizar o processo de tomada de decisão a todos os níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico).

Esta conferência realizou-se no âmbito do Projeto TIA - Tourism International Academy (TIA | PRR).

Event Wrap Up

No âmbito do Projeto TIA - Tourism International Academy (TIA | PRR), realizou-se a conferência “Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR”, no dia 10 de janeiro, no Salão Nobre da NOVA IMS. 

O evento contou com as intervenções de Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS; Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST -Centro de Inovação do Turismo; Sérgio Guerreiro, Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal; Felipe Hadba, Chefe de Business Analytics da Hurb; Inês Rico, Gestora de Projetos de Marketing do Pestana Group Hotel; e Henrik Gerdin, VP de Iniciativas Estratégicas da d2o, e ainda Nuno António e Paulo Rita, ambos docentes da NOVA IMS. 

Esta conferência contou com um debate com os principais especialistas sobre o futuro do setor do turismo e sobre o impacto positivo que a ciência dos dados tem na otimização do processo de tomada de decisão nas organizações. 

  • 1
  • 2
  • 5
  • 4
  • 3
  • 6
  • 7

Programa

15h – Boas vindas, com o Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS

15h15 –  Agenda Acelerar e Transformar o Turismo, com Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo

15h30 – Digital Analytics for Hospitality & Tourism by TIA | PRR, com moderação de Paulo Rita e Nuno António, Docentes da NOVA IMS:

  • Sérgio Guerreiro, Senior Director for Knowledge Management and Innovation do Turismo de Portugal;
  • Felipe Hadba, Head of Business Analytics da Hurb;
  • Inês Rico, Marketing Project Manager – Loyalty do Pestana Hotel Group;
  • Henrik Gerdin, VP Strategic Initiatives da d2o.

17h00 – Encerramento, com Paulo Rita e Nuno António, Docentes da NOVA IMS.

17h15 – Cocktail de networking.

Oradores

Miguel de Castro Neto

Moderador

Image content

Miguel de Castro Neto é Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa. É professor associado da NOVA IMS onde criou e dirige o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, dedicado às matérias de cidades inteligentes e analítica urbana. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza nos XIX e XX Governos Constitucionais da República Portuguesa. Foi considerado personalidade Smart Cities do Ano (Green Business Week 2017, Fundação AIP).

Roberto Antunes

Diretor Executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo

Image content

Roberto Antunes é o Diretor executivo do NEST - Centro de Inovação do Turismo.

Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em Gestão de Turismo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estori, tem uma carreira de mais de 20 anos em multinacionais em funções de marketing e posições de liderança na categoria de, tanto ao nível local, regional como global.  Desde maio de 2019 é o diretor executivo do recém estabelecido Centro de Inovação do Turismo, para o qual foi convidado para estruturar e coordenar, até hoje.

Paulo Rita

Professor na NOVA IMS

Image content

Paulo Rita é Professor de Marketing na NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa, Coordenador do Mestrado em Data-Driven Marketing e da Pós-graduação em Business Intelligence and Analytics for Hospitality & Tourism. O Professor tem um PostDoc em Marketing (University of Nevada Las Vegas, EUA) e tem um doutoramento em Marketing (Cardiff University, Reino Unido). É autor de publicações nas áreas de marketing digital, social medias, marketing analytics, comportamento do consumidor e marketing turístico, com mais de 8.500 citações no Google Scholar, e mais de 100 artigos publicados em revistas científicas.

Nuno António

Professor na NOVA IMS

Image content

Nuno António tem um doutoramento em Ciências e Tecnologia de Informação pelo ISCTE-IUL, mestrado em Administração e Gestão Hoteleira pela Escola de Administração, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e é licenciado em Engenharia de Software pelo ISMAT. Os seus interesses de investigação estão relacionados com a aplicação de Machine Learning, Text Mining, Data Mining e Big Data em hotelaria e turismo, retalho, saúde e outros domínios.

Sérgio Guerreiro

Senior Director for Knowledge Management and Innovation do Turismo de Portugal

Image content

Sérgio Guerreiro é atualmente Diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, sendo responsável pelas áreas de estatística, business intelligence, empreendedorismo e inovação. É ainda responsável pelo programa Turismo 4.0, um programa integrado de fomento à inovação no setor do turismo que envolve mais de 350 startups. Na NOVA IMS, é professor convidado, lecionando nas áreas de Gestão de Turismo Internacional, Tendências de Mercado e Inovação.

Felipe Hadba

Head of Business Analytics da Hurb

Image content

Felipe Hadba é o responsável pela área de Analytics na maior plataforma de viagens online do Brasil. Como líder da equipa de Analytics da Hurb, é responsável por estruturar, desenvolver e coordenar os grupos de análise de dados e engenharia analítica, trabalhando com os líderes das empresas para entender problemas e desenvolver soluções baseadas em dados.

Inês Rico

Marketing Project Manager – Loyalty do Pestana Hotel Group

Image content

Inês Rico é formada em gestão (tanto na licenciatura como no mestrado) pela Nova School of Business and Economics. Além disso, tem uma Pós-graduação em Digital Marketing & Analytics, pela NOVA IMS. Na sua carreira profissional, trabalhou como Digital Marketeer nos últimos cinco anos. Na NOVA IMS, é professora auxiliar de Marketing Digital e Comércio Eletrónico.

Henrik Gerdin

VP Strategic Initiatives da d2o

Image content

Henrik Gerdin tem mais de 30 anos de experiência profissional no sector hoteleiro. Desde 2009, trabalha como consultor na d2o, com foco em ajudar os gerentes a alcançar excelência operacional mensurável e duradoura através de previsões inteligentes, equipa e planeamento e execução de alimentos. Hoje tem a responsabilidade de sugerir e entregar as principais iniciativas estratégicas que permitirão à d2o crescer ainda mais, bem como aumentar os benefícios dos clientes.

Localização

O evento realizou-se no Salão Nobre no Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide.

Transportes
Metro: S. Sebastião (Linha Azul e Linha Vermelha); Praça de Espanha (Linha Azul)
Carris: 701, 713, 716, 726, 742, 746, 756, 758, 770