Ver o conteúdo principal

Joana Loureiro

Joana Loureiro image

Joana Loureiro

Licenciada em Gestão na Universidade Católica, foi dos primeiros alunos estrangeiros a fazer o Erasmus em Poznan, na Polónia onde aproveitou para estagiar nas lojas Eurocash do Grupo Jerónimo Martins. Em 2000 e depois de terminada a licenciatura Joana Loureiro apanhou a onda das telecomunicações e optou pela Telecel, integrando a equipa que fez nascer a Yorn. Um ano depois partiu para os Estados Unidos onde fez uma pós-graduação em Gestão na Universidade de Harvard e onde despertou para a importância das organizações sem fins lucrativos. Em 2003 e de regresso a Portugal trabalhou na Brandia, como responsável pela área de responsabilidade social. Entre 2005 e 2009 geriu a start-up sem fins lucrativos Junior Achievement, colocando a congénere portuguesa no mapa da organização da Europa. Com a sensação de missão cumprida decidiu fazer uma paragem para desfrutar dos dois filhos que tinham nascido, entretanto.

Em 2010, 11 anos depois do estágio no Eurocash na Polónia, regressa à Jerónimo Martins para a área de Recursos Humanos. Participa na definição de políticas de Recursos Humanos transversais a Portugal e Polónia e fez parte da equipa de projeto do lançamento das primeiras lojas do Grupo na Colômbia. Entre 2013 e 2019 passou por várias áreas da Jerónimo Martins: responsável regional de operações do Recheio, negócio de Cash&Carry, liderou o negócio de foodservice da mesma companhia e desempenhou funções de direção na área de desenvolvimento de marca própria do Pingo Doce e Recheio.

Entre 2019 e 2021 foi partner da Transearch, empresa de Executive Search e regressou ao Grupo Jerónimo Martins no final de 2021 para assumir a função de Head of Employer Branding & Talent Acquisition.