50 Anos Depois: Antigos Militares Recordam o 25 de Abril na NOVA IMS

Na madrugada de 25 de abril de 1974, uma força militar saiu do Quartel do Batalhão de Caçadores  5 – onde hoje está instalada a Nova Information Management School (NOVA IMS) – para assumir o controlo  dos principais centros de comunicação de Lisboa: o Quartel General do Governo Militar e o Rádio Clube Português. Dava-se início às operações da Revolução dos Cravos.

Entre os cerca de 200 homens que faziam parte das duas companhias que formaram esta força militar estavam o Tenente Mascarenhas e o Alferes Teixeira. 50 anos depois dessa madrugada, a NOVA IMS convidou os dois militares a revisitarem os acontecimentos da época.

Num regresso ao passado e aos corredores do antigo quartel, Francisco Mascarenhas e Filipe Teixeira explicam como era a vida quotidiana do Batalhão de Caçadores 5, nas instalações que hoje são ocupadas por estudantes e professores e como se desenrrolaram as movimentações da unidade que assumiu um papel absolutamente decisivo na concretização da Revolução de Abril.

25Abril