Ensino e Aprendizagem

Topo 20

Ensino e Aprendizagem

A Avaliação dos Docentes e Unidades Curriculares pelos estudantes encontra-se implementada na NOVA IMS desde a sua fundação, há mais de 30 anos. Adicionalmente, existem mecanismos de acompanhamento regular do funcionamento dos cursos e unidades curriculares, mediante uma grande proximidade entre docentes e alunos, do diálogo regular entre representantes dos alunos e coordenadores de curso, do Conselho Pedagógico, dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e ao Docente e da Direção da instituição.

No domínio Ensino e Aprendizagem, o NOVA SIMAQ compreende um conjunto de procedimentos e instrumentos de avaliação, gestão e melhoria da qualidade pedagógica que garantem uma monitorização dos processos de ensino e aprendizagem, visando promover a sua melhoria contínua:

A melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem na NOVA IMS é reconhecida a nível nacional e internacional, tal como demonstrado pelo posicionamento dos cursos nos Rankings Eduniversal, pelas Acreditações e Certificações alcançadas, bem como pelo número crescente de candidatos aos cursos e qualidade desses mesmos candidatos.

Os coordenadores de curso realizam um papel fundamental no acompanhamento, monitorização e melhoria da qualidade, desempenhando funções que se encontram devidamente definidas.  (Responsabilidades dos Coordenadores).

Adicionalmente, os Coordenadores de Curso presidem à correspondente Comissão de Acompanhamento e Melhoria do Curso, que integra representantes dos docentes e dos estudantes, mantendo reuniões periódicas. Compete a estas comissões promover um diálogo construtivo, alinhado com a melhoria contínua da qualidade pedagógica, participação ativa dos estudantes em todos os assuntos relacionados com o funcionamento do curso, identificação e implementação tanto de boas práticas como de abordagens inovadoras.

Os resultados de inquéritos, indicadores e relatórios do NOVA SIMAQ são disponibilizados na plataforma Moodle para consulta de toda a comunidade académica da NOVA IMS.

A NOVA IMS presta ainda particular atenção à inserção dos estudantes na vida ativa profissional. O Gabinete de Inserção Profissional tem como principal objetivo promover a aproximação dos estudantes ao mercado de trabalho. A divulgação de solicitações de emprego que chegam à instituição é feita através do Career Center by JobTeaser. Através desta plataforma, a NOVA IMS coloca ao dispor dos estudantes e Alumni uma plataforma onde podem ter acesso a ofertas de emprego exclusivas, ofertas de estágios de verão e estágios profissionais, eventos de preparação para o mercado de trabalho, sessões de aconselhamento individual, espaços de apresentação das empresas, entre muitas outras funcionalidades.

A caracterização da situação profissional dos diplomados é realizada através da informação recolhida e disponibilizada pelo Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade NOVA de Lisboa (OBIPNOVA).

Comissões de Acompanhamento e Melhoria dos Cursos

As Comissões de Acompanhamento e Melhoria dos Cursos promovem a participação ativa dos estudantes em todos os assuntos relacionados com o funcionamento dos cursos, contribuindo também para o funcionamento regular das atividades de ensino e para o estabelecimento de boas práticas nos cursos.

Serviços de Ação Social

Os Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa executam a política de ação social através da prestação de apoios, benefícios e serviços de modo a melhorar e contribuir para o sucesso educativo de todos os estudantes.

Gabinete de Apoio ao Aluno

Gabinete de Apoio ao Aluno visa contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado e da satisfação dos estudantes.

Gabinete de Apoio ao Docente

Gabinete de Apoio ao Docente tem por objetivo o aumento da qualidade do desempenho e satisfação dos docentes.

Biblioteca e Serviços de Documentação

Biblioteca e Serviços de Documentação disponibilizam aos estudantes, docentes e investigadores da NOVA IMS o acesso à documentação e informação necessárias para o desenvolvimento das suas atividades académicas e científicas.

Gabinete de Mobilidade Internacional

Gabinete de Mobilidade Internacional divulga programas de mobilidade (por exemplo, Erasmus+) e apoia a partida e chegada de estudantes, docentes e colaboradores.

Gabinete de Inserção Profissional

Gabinete de Inserção Profissional fomenta a aproximação dos estudantes ao mercado de emprego e a criação de novas iniciativas de negócio.

Gabinete de Formação em Língua Inglesa

O Gabinete de Formação em Língua Inglesa incentiva a melhoria da proficiência em inglês dos docentes, colaboradores e alunos da NOVA IMS.

Para outras informações e estruturas de apoio aceda a Serviços da NOVA IMS.