Ver o conteúdo principal

Sistemas e Tecnologias de Informação

Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação (2)

Licenciatura em
Sistemas e
Tecnologias de
Informação

Num mundo cada vez mais digital, a Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação assume um papel crucial na formação de profissionais competentes e inovadores.

Este curso fornece aos alunos o conhecimento e as habilidades para analisar, conceber e implementar sistemas de informação modernos, abordando áreas essenciais como a inteligência artificial, programação avançada, desenvolvimento de aplicações e sistemas web, computação móvel, entre outros.

Com o objetivo de dotar os estudantes com ferramentas que suportam os processos de negócio das empresas modernas, este curso prepara futuros profissionais para se tornarem líderes na indústria tecnológica. 

As candidaturas às Licenciaturas da NOVA IMS ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional decorrem entre 15 de maio e 12 de junho de 2024. Para te candidatares, clica aqui.

  • Semestres

    Duração

    3 anos (6 semestres)

  • Relogio

    Horário

    Diurno

  • Lingua

    Início

    setembro de 2024

Saídas Profissionais em Sistemas e Tecnologias de Informação

A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação permite uma rápida integração nos mais variados setores de atividade, nomeadamente: Empresas de Tecnologias de Informação, Banca, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Logística/Distribuição, E-Business, Consultoria e Administração Pública. As principais saídas profissionais são:

  • Analista de Sistemas;

  • Administrador e programador de Bases de Dados;

  • Consultor em Sistemas e Tecnologias de Informação;

  • Especialista em desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Artificial;

  • Especialista em implementação de Sistemas de Informação;

  • Gestor de Projetos de Sistemas de Informação;

  • Programador de Software (Software Developer).

A NOVA IMS tem a 1ª Licenciatura da Europa acreditada em Sistemas de Informação pela ABET image

A NOVA IMS tem a 1ª Licenciatura da Europa acreditada em Sistemas de Informação pela ABET

A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação é acreditada pela Computing Accreditation Commission da ABET (Accreditation Board for Engineering and Technology). Esta é a 1ª Licenciatura da Europa acreditada em Sistemas de Informação pela ABET, uma agência de acreditação Norte Americana, líder mundial na certificação da qualidade e no incentivo à inovação em programas académicos nas áreas da ciência aplicada, computação, engenharia e campos relacionados com a tecnologia.

Ao longo do curso, os alunos adquirem um conjunto de competências que lhes permite planear e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informação, conceber e construir aplicações informáticas, bem como desenhar e gerir redes de computadores e Sistemas de Informação.

Adquirem também um conjunto de ferramentas que suportam os processos de negócio das empresas, tais como, E-Business, Supply Chain Management (SCM), Enterprise Resource Planning (ERP), Knowledge Management Systems (KMS) e Customer Relationship Management (CRM). Estas ferramentas assumem-se hoje como um elemento estrutural na criação de vantagens competitivas no mercado. É uma licenciatura inovadora que corresponde às reais necessidades do mercado de emprego, nacional e internacional.

Testemunhos de Alunos e Alumni - Licenciaturas

Porquê Sistemas e Tecnologias da Informação?
Madalena Castro e Rodrigo Bernardino | Alumni de Sistemas e Tecnologias de Informação
Miguel Santos
Azure Cloud Engineer | Microsoft
Marisa Nunes
Data & Operations at Bloq.it & Lecturer at NOVA IMS
Gonçalo Mena
Associate Data Engineer | Philip Morris International
Ricardo Peixoto
Data Scientist Trainee | Nokia
Joana Xufre
Estudante de 3º ano de Licenciatura
Eduardo Costa
Digital Transformation Analyst | NOVA IMS
Catarina Matos
Marketing Automation and Strategy | Goldenergy
Lourenço Costa
Estudante de 3º ano de Licenciatura
Ver Vídeo
Ver Vídeo
slider item
Durante a licenciatura consegui adquirir competências que se enquadram nas atuais exigências empresariais, porque, além da excelência a que a NOVA IMS nos habituou e incutiu, desenvolvemos também fortes competências técnicas e soft skills que nos colocam num excelente posicionamento de mercado. Estudar na NOVA IMS é representar uma faculdade na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, que se desafia todos os dias para proporcionar aos seus alunos um ensino de excelência, focado na investigação e inovação. Para além da componente académica, o ambiente que se vive é de enorme proximidade entre colegas e professores, sendo por isso um ambiente familiar.
slider item
Fazer o curso de Sistemas e Tecnologias de Informação na NOVA IMS permitiu-me estar imersa num ambiente extremamente dinâmico e em constante evolução, que me proporcionou a oportunidade de estar sempre em contato com as mais novas tecnologias e tendências no setor tecnológico. O curso preza e incentiva a inovação, e tem uma forte e enriquecedora componente prática, o que o distingue pela sua excelência pedagógica e proximidade com o mercado de trabalho. Foi sem dúvida a melhor escolha para impulsionar e suceder na minha carreira profissional.
slider item
Esta licenciatura na NOVA IMS permitiu uma adaptação mais fácil ao mercado de trabalho devido à importante componente prática que a caracteriza. Desde os professores à comunidade, toda a faculdade é composta por profissionais excelentes e competentes, o que facilita muito o processo de aprendizagem.
slider item
Este curso permitiu-me escolher sem limitar opções. Para além de ter um programa curricular que é frequentemente revisto, possui um plano de estudos que abrange de modo quase transversal as áreas e departamentos de uma organização.
slider item
A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação na NOVA IMS proporciona uma preparação prática de excelência para o mercado de trabalho atual. Esta preparação é fundamentada na execução de projetos práticos e na resolução de case studies, fomentando uma melhoria das nossas capacidades na resolução de problemas. Por conseguinte, desenvolvemos uma compreensão mais aprofundada do valor do trabalho em equipa, utilizando ferramentas tecnológicas atualizadas, ressaltando, assim, a relevância do IT no âmbito empresarial.
slider item
Após terminar o secundário, optei por estudar na NOVA IMS por se tratar de uma faculdade de renome e que promove a excelência académica. Além disso, possui um ambiente mais familiar, uma vez que apenas existem 2 cursos de licenciatura, o que me proporcionou uma melhor integração nesta nova etapa da minha vida.
Para alguém como eu, um apaixonado por programação e tecnologia no geral, a minha experiência enquanto caloiro no curso de Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação superou todas as minhas expectativas. Embora a minha entrada tenha ocorrido em situação de pandemia, nunca senti que esta tivesse tido um impacto muito elevado a nível académico e tenho plena noção que isto sucedeu devido a todos os cuidados e soluções implementadas pela universidade.
Desta forma, tenho todas as razões para recomendar a NOVA IMS a todos aqueles que estão à procura de uma faculdade focada numa educação de alto nível, mais familiar e com excelência pela investigação.
slider item
A NOVA IMS permitiu-me realizar uma escolha que não foi só "uma". Hoje vejo que nenhum outro curso me poderia ter dado as ferramentas necessárias para ser capaz de me movimentar no futuro tecnológico. Graças à formação abrangente que a NOVA IMS me proporcionou, estou habilitada a falar acerca de marketing, de programação e de gestão, com profissionais das demais áreas. Ser estudante da NOVA IMS, é ser um profissional "poliglota tecnológico". São estas as características, desenvolvidas pelo rigor e excelência com os quais somos ensinados, pelas quais o mercado empresarial nos abre as portas não só no fim, mas também durante o curso. Estudar na NOVA IMS é acabar o curso rodeado de grandes amigos, conhecimento inteligente e inovador e para sempre, uma segunda casa.
slider item
A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação superou as minhas expectativas. Quando terminei o ensino secundário e estava indeciso sobre qual caminho seguir, encontrei nesta licenciatura algo único que não consegui encontrar em mais lado nenhum. A possibilidade de aprender sobre o que move o mundo atualmente - os dados e as novas tecnologias - em conjunto com todas técnicas e valências necessárias para o mundo corporativo, tornou a minha escolha muito fácil.
Os conteúdos estão sempre atualizados e alinhados com o que o mercado procura, preparando-nos para os desafios do mundo profissional. Além disso, os projetos práticos e as oportunidades de estágio enriquecem ainda mais a formação académica.
NOVA IMS

Na NOVA IMS fomentamos o contínuo desenvolvimento individual através da excelência.

- Por isso, entendemos que devemos premiar todos aqueles que se distinguem à entrada dos cursos de Licenciatura e que durante o percurso académico trabalham para superar as suas e as nossas expectativas.

Na NOVA IMS fomentamos o contínuo desenvolvimento individual através da excelência.

- Por isso, entendemos que devemos premiar todos aqueles que se distinguem à entrada dos cursos de Licenciatura e que durante o percurso académico trabalham para superar as suas e as nossas expectativas.

PRÉMIO

Incentivo à Excelência Académica

Prémio de candidatura atribuído a todos os alunos cuja média de acesso ao Concurso Nacional seja igual ou superior a 18 valores

O que faz um Licenciado em Sistemas e Tecnologias de Informação?

Manuela Aparício | Coordenadora da licenciatura
Ver Vídeo

Destinatários

Esta Licenciatura dirige-se a todos os alunos finalistas de 12ºano que procurem uma formação que lhes permita dominar os Sistemas e Tecnologias de Informação na gestão operacional das organizações, na criação de novos produtos, serviços e processos de negócio.

A Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação visa a formação de profissionais que se caracterizam pela capacidade para fazer a ligação entre as diversas áreas de negócio e a área dos sistemas de informação. Sendo especialistas na análise, conceção e implementação de sistemas de informação têm como principal tarefa a melhoria qualitativa dos processos decisórios das organizações.

Para consultar informações sobre as condições de Acesso ao Estudante Internacional, clica aqui.

Objetivos do Curso em Sistemas e Tecnologias de Informação

Nesta Licenciatura, pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam analisar, conceber e implementar sistemas e tecnologias de informação, estabelecendo a ligação entre as diversas áreas de negócio e a área dos sistemas de informação. Neste contexto, o licenciado em Sistemas e Tecnologias de Informação deverá:

  • Dominar os fundamentos dos sistemas de informação como ferramentas de aumento efetivo da produtividade;
  • Dominar os conceitos e a teoria que explicam ou motivam métodos e práticas do desenvolvimento e utilização de sistemas de informação nas organizações como formas de incremento do desempenho organizacional;
  • Compreender os aspetos técnicos da arquitetura de computadores, sistemas operativos e ligação de recursos de informação através de redes de computadores;
  • Ser capaz de identificar as diferentes abordagens do desenho físico de Sistemas de Informação, utilizando Sistemas Gestores de Bases de Dados e ambientes de desenvolvimento;
  • Ser capaz de gerir os projetos de Sistemas de Informação.
Objetivos Educacionais

Os objetivos educacionais da Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação são formar licenciados que, após alguns anos de graduação, sejam capazes de:

  • Ser profissionais responsáveis, produtivos e capazes de efetuar investigação e/ou projetos, e de fazer desenvolvimento ou manutenção de projetos nas diversas áreas de sistemas de informação;
  • Demonstrar pensamento independente, capacidade de auto-gestão e de funcionar eficazmente em atividades de equipa em contexto de negócio ou industriais;
  • Desenvolver capacidade de liderança e de execução de forma ética e profissional no mundo dos negócios, da indústria e na sociedade;
  • Sobressair numa carreira de Sistemas de Informação ou em áreas relacionadas.
Competências de Saída

Os objetivos da Licenciatura são formar especialistas e gestores capazes de analisar, projetar e implementar sistemas de informação estabelecendo a ligação entre as diferentes áreas de negócio e da área de sistemas de informação. Assim, o curso visa formar graduados capazes de utilizar os Sistemas de Informação para melhorar o processo de tomada de decisão das organizações, com um nível avançado de conhecimento, compreensão e capacidades. Neste contexto, os alunos que obtiverem uma Licenciatura em Sistemas de Informação pela NOVA IMS devem demonstrar:

  • Analisar um problema computacional complexo e aplicar princípios de computação e de outras disciplinas relevantes para identificar soluções;
  • Projetar, implementar e avaliar uma solução baseada em computação para responder a um determinado conjunto de requisitos de computação no contexto dos Sistemas de Informação;
  • Comunicar de forma eficaz em diversos contextos profissionais;
  • Reconhecer responsabilidades profissionais e fazer avaliações informadas sobre a prática de informática com base em princípios legais e éticos;
  • Funcionar efetivamente como membro ou líder de uma equipa envolvida em atividades de Sistemas de Informação;
  • Apoiar a entrega, uso e gestão de Sistemas de Informação num contexto de Sistemas de Informação.
Área Envolvente

A principal área de enquadramento do curso é a Gestão e Negócios, incluindo Gestão Organizacional, Finanças e Marketing. O plano de estudos inclui várias unidades curriculares que oferecem uma base sólida para compreender esta envolvente. As unidades curriculares são as seguintes:

  • Comportamento nas Organizações;
  • Gestão Empresarial;
  • Web Marketing e E-Commerce;
  • Gestão de Projetos de Sistemas de Informação;
  • Tecnologias de Informação, Governança e Gestão de Serviços;
  • Empreendedorismo e Análise de Projetos;
  • Gestão de Risco.

Estatísticas da Licenciatura

O número total de alunos inscritos nos três anos da licenciatura foi de 177 em 2020/2021, 165 em 2021/2022 e 182 em 2022/2023. O número de graduados nos três anos de licenciatura foi de 40 em 2020/2021, 34 em 2021/2022 e 33 em 2022/2023.

Plano de Estudos Licenciatura

O curso tem a duração de 3 anos (6 semestres letivos) e as aulas iniciam-se em setembro de 2024.

O plano de estudos corresponde a 180 ECTS, dos quais 150 ECTS dizem respeito a unidades curriculares obrigatórias (os 5 primeiros semestres) e 30 ECTS correspondem a unidades curriculares optativas (último semestre do curso), que serão escolhidas por cada Aluno, de entre um vasto leque de unidades curriculares disponíveis.

Candidaturas Licenciatura em Sistemas e Tecnologias de Informação

Código de Estabelecimento: 0906 - Universidade Nova de Lisboa - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Código de Curso: 8259

Provas de Ingresso (Um dos seguintes conjuntos): Exames a Realizar* (Um dos seguintes conjuntos):
04 - Economia 712 - Economia A
16 - Matemática 635 - Matemática A ou 735 - Matemática B

* Exames Nacionais a realizar de acordo com a Prova de Ingresso escolhida.

NOTA: As Provas de Ingresso apresentadas são válidas para admissões no ano letivo de 2024/25, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Consulte as Provas de Ingresso aplicáveis a 2025/26 nas Perguntas mais frequentes. 

Classificações Mínimas

  • Nota de candidatura: 100
  • Nota de ingresso: 95

Fórmula da Nota de Candidatura

  • Ensino Secundário: 65%
  • Prova de Ingresso: 35%

Pré-requisitos

  • Não tem

Vagas

  • 43

Nota de Candidatura do Último Colocado pelo Contingente Geral 2023-2024

  • 1ª Fase - 16.69
  • 2ª Fase - 17.35

Ano letivo 2025/26

Consulte as Provas de Ingresso aplicáveis a 2025/26 nas Perguntas mais frequentes. 

Prémios de Mérito

(*) Prémio correspondente ao valor da propina do 1º ano. 

Os alunos de Licenciatura que, em cada ano, tenham um desempenho académico de elevado nível têm acesso aos seguintes prémios(1):

resumo do conteudo da tabela
  ECTS Aprovados Média (valores) Prémio
No final do 1º Ano de Inscrição igual ou superior a 60 igual ou superior a 16,5 Valor da Propina (2)
No final do 2º Ano de Inscrição igual ou superior a 120 igual ou superior a 16,5 Valor da Propina (2)
No final do 3º Ano de Inscrição igual ou superior a 180 igual ou superior a 16,5 3.000€ de desconto (3)

(1) Prémios a atribuir aos alunos admitidos em 2023/24.
(2) Prémio correspondente ao valor da propina do 1º ano.
(3) No valor das propinas de um mestrado a frequentar na NOVA IMS. Não acumulável com o desconto de ex-aluno. Acumulável com o desconto financeiro.

Prémios de Excelência atribuídos pelos Sócios da AD NOVA IMS e outras Entidades Apoiantes

São igualmente alvo de distinção todos os alunos que, durante o seu percurso académico, se destacam pela sua excelência académica nas diferentes unidades curriculares e cursos.

 

Sócios AD NOVA IMS

  • INE (1)
    Melhor Aluno Finalista

    1.500€

  • SAS
    Melhor Aluno de Unidade Curricular

    1.500€

  • ESRI
    Melhor Aluno

    de Unidade Curricular

  • Jeronimo 01
    Melhor Nota de Candidatura

    1.000€

Entidades Apoiantes

  • Nokia
    Melhor Aluno de Unidade Curricular

    1.000€

  • repold
    Melhor aluno de Licenciatura e Mestrado

    Bolsa com Valor a Definir

  • Webasto
    Melhores Alunos (Projeto de Grupo)

    2.000€

Corpo Docente

Propinas

O valor da Propina anual fixada para o ano letivo 2023/24, para os alunos colocados atráves do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, é de 697€. Este valor pode ser pago a pronto de pagamento ou em 10 prestações.

Para os alunos colocados através do Concurso de Acesso de Estudante Internacional, o valor da Propina anual fixada para o ano letivo 2024/25 é de 7.500€.

O Aluno (seja nacional ou internacional), ao inscrever-se num ano letivo, tem que ter em conta que é devido o pagamento integral da propina fixada para esse ano letivo (as mensalidades/prestações são uma facilidade de pagamento), mesmo que venha a anular a inscrição/desistir do curso.

Para mais informações, consulta por favor as "Perguntas Mais Frequentes", no final da página.

Bolsas

Os cursos da NOVA IMS oferecem uma experiência de aprendizagem única, combinando a teoria com a aplicação das melhores e mais inovadoras práticas de ensino.

Se tens interesse em estudar na NOVA IMS e queres explorar as oportunidades de bolsas e de prémios, esta página é o teu ponto de partida para descobrir as opções disponíveis em diferentes ciclos de ensino.

Sabe mais informações aqui.

Calendário, Horário e Exames

Calendário Escolar 2023-2024

  • Consultar aqui o calendário escolar para o ano letivo 2023-2024.

Calendário Escolar 2024-2025

  • Consulta aqui o calendário escolar para o ano letivo 2024-2025.

Horário

  • Consultar aqui o horário para o ano letivo 2023-24.

Exames

  • Consulta aqui o calendário de exames do 2º semestre do ano letivo 2023-24.

Perguntas mais Frequentes

  • Qual a língua de ensino do curso?

    O curso é lecionado em inglês. Hoje em dia estar à vontade com a língua inglesa é uma vantagem competitiva, que faz a diferença no mercado de trabalho cada vez mais global.

    Os Alunos da NOVA IMS têm todo o apoio para que rapidamente se adaptem à língua e podem sempre falar em português quando não se conseguirem exprimir.

  • Onde fica localizada a NOVA IMS?

    A NOVA IMS fica localizada no Campus de Campolide, em Lisboa.

  • Qual o horário?

    A Licenciatura funcionará em regime diurno, 5 dias por semana.

  • Qual o valor das propinas e de matrícula para os alunos provenientes do Concurso Nacional de Acesso?

    O valor da Propina anual fixada para 2023/2024 é de 697€. O Aluno, ao inscrever-se num ano letivo, tem que ter em conta que é devido o pagamento integral da propina fixada para esse ano letivo (as mensalidades/prestações são uma facilidade de pagamento), mesmo que venha a anular a inscrição/desistir do curso.

    O pagamento poderá ser realizado da seguinte forma:

    De uma só vez (697€), até ao dia 1 de outubro de 2023 ou em 10 prestações:

    • 1ª Prestação: de 27 de setembro a 1 de outubro de 2023: 69,70€ (a ser recebida no ato da matrícula)
    • 2ª Prestação: de 1 a 8 de novembro de 2023: 69,70€;
    • 3ª Prestação: de 1 a 8 dezembro de 2023: 69,70€;
    • 4ª Prestação: de 1 a 8 de janeiro de 2024: 69,70€;
    • 5ª Prestação: de 1 a 8 de fevereiro de 2024: 69,70€;
    • 6ª Prestação: de 1 a 8 de março de 2024: 69,70€;
    • 7ª Prestação: de 1 a 8 de abril de 2024: 69,70€;
    • 8ª Prestação: de 1 a 8 de maio de 2024: 69,70€;
    • 9ª Prestação: de 1 a 8 de junho de 2024: 69,70€;
    • 10ª Prestação: de 1 a 8 de julho de 2024: 69,70€.

    Para os estudantes que tenham requerido a atribuição de bolsa de estudos (SAS/UNL), o pagamento da propina só se realizará após o proferimento da decisão final no processo e, se concedida a bolsa, após o pagamento desta. O aluno dispõe, nestes casos, de um prazo de 15 dias para a regularização da situação.

    Ao candidatar-se à bolsa o Aluno terá de entregar dentro do prazo de inscrição a declaração de compromisso de honra (minuta a disponibilizar pelos Serviços Académicos) em como se candidata a esse benefício.

    No ato da matrícula, os alunos deverão fazer os seguintes pagamentos:

    • 69,70€ - referentes à 1ª prestação da propina;
    • 35€ - referentes aos emolumentos de matrícula (anual);
    • 1,40€ - referentes ao seguro escolar anual.

    Os emolumentos de matrícula são atualizados anualmente, em tabela de emolumentos da Universidade NOVA de Lisboa, publicada em Diário da República.

  • Qual o valor das propinas e de matrícula para os alunos provenientes do Concurso de Acesso de Estudante Internacional?

    O valor da Propina anual fixada para o ano letivo 2024/25, para os alunos colocados através do Concurso de Acesso de Estudante Internacional, é de 7500€.

    O pagamento poderá ser realizado da seguinte forma:

    De uma só vez (7500€), até ao dia 1 de outubro de 2024, ou em 5 prestações:

    • 1.ª Prestação: 1 a 8 de setembro de 2024: 1.500€;
    • 2.ª Prestação: 1 a 8 de novembro de 2024: 1.500€;
    • 3.ª Prestação: 1 a 8 de janeiro de 2025: 1.500€;
    • 4.ª Prestação: 1 a 8 de março de 2025: 1.500€;
    • 5.ª Prestação: 1 a 8 de maio de 2025: 1.500€.
  • Qual o calendário escolar e de exames?

  • Quais as Provas de Ingresso para o ano letivo 2025/26?

    A partir do ano letivo 2025/26, poderás optar por um dos seguintes conjuntos de Provas de Ingresso:

    • 04 Economia e 19 Matemática A;
    • 02 Biologia e Geologia e 19 Matemática A;
    • 07 Física e Química e 19 Matemática A;
    • 16 Matemática e 18 Português;
    • 09 Geografia e 16 Matemática;
    • 13 Inglês e 16 Matemática.
  • Existem contigentes especiais de acesso?

    Existem diversos contingentes especiais, além do contingente geral, aos quais são afetadas determinadas percentagens de vagas, destinadas aos candidatos que cumpram as condições de cada contingente. São estes:

    • Candidatos Oriundos da Região Autónoma dos Açores;
    • Candidatos Oriundos da Região Autónoma da Madeira;
    • Candidatos Emigrantes Portugueses e familiares que com eles residam;
    • Candidatos Militares em Regime de Contrato;
    • Candidatos com Deficiência.
  • Realizei o ensino secundário no estrangeiro ou numa escola estrangeira. Posso candidatar-me pelo concurso nacional?

    Sim, no entanto existem algumas condições que importa saber. Para mais informações, deverá contactar a Direcção-Geral do Ensino Superior.

  • Qual o processo de candidatura para o estudante internacional?

    Os candidatos que não têm nacionalidade de um Estado-Membro da União Europeia e que não tenham vivido em Portugal por mais de dois anos consecutivos podem candidatar-se a um curso de Licenciatura da NOVA IMS ao abrigo do estatuto de Estudante Internacional. O processo de candidatura é diferente do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para mais informações, clica aqui.

  • O que é o ObipNOVA?

    O ObipNOVA é o Observatório de Inserção Profissional dos Diplomados da Universidade NOVA de Lisboa. O ObipNOVA analisa os diplomados em três grupos: licenciados, mestres e doutores. São aplicados anualmente questionários, por via telefónica, para avaliar a situação perante a atividade dos indivíduos que se diplomaram no ano anterior ao da inquirição. Os dados mais recentes são relativos aos diplomados de 2019.

Próximos Eventos